18/10/2022

Alunos da E.M. Prof. Anísio Teixeira participam de dinâmica sobre a revisão do PDI

Foto: Divulgação

A equipe da Secretaria de Planejamento (Seplan) promoveu, na manhã desta terça-feira (18), atividades com os alunos dos 5ºs anos da Escola Municipal Professor Anísio Teixeira.

A Seplan apresentou o material educativo sobre a revisão do Plano Diretor Integrado (PDI) como instrumento de planejamento físico, social, econômico e político do Município. O intuito do encontro é familiarizar as crianças com o formato e as etapas de elaboração dessa revisão e o que são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que permeiam o trabalho. “Por meio da cartilha interativa ‘Revisão do Plano Diretor Integrado – Escuta como ato de participação’, eles puderam conhecer significado do Plano e também opinar sobre seu bairro e a cidade que querem para o futuro”, disse a titular da Pasta, Isabella Nascimento.

A ideia proposta na cartilha é que as famílias conheçam melhor o seu bairro, como é organizado, as regras para um crescimento ordenado e sustentável e como crianças e pais podem atuar diretamente no desenvolvimento e bem-estar do lugar onde vivem.

Ao levarem o material para casa e durante a dinâmica, os alunos foram estimulados a pedir aos pais e responsáveis que participem respondendo ao questionário eletrônico disponível no site da Prefeitura de Uberaba (https://portal.uberaba.mg.gov.br/).

A diretora da escola, Edna Chimango, considerou uma iniciativa extremamente zelosa, positiva e assertiva, pois coloca para a sociedade e, desde o início, para as crianças, o debate sobre a cidade acerca da questão do pertencimento, que precisa começar desde pequeno.

Segundo ela, esse seria um “currículo novo”, por conta do conteúdo diferenciado junto aos alunos de 5º ano, que já pensam a cidade e seu planejamento. Desenvolvendo atividades de cidadania com seus alunos, a escola está em consonância com esse tipo de iniciativa da Seplan em relação ao Plano Diretor. “Com nossos alunos estamos sempre pensando o espaço que vivemos e os desdobramentos impactados com suas atitudes ao redor, na escola, na família, no bairro e na cidade como um todo”, disse Edna.

A professora Regina Abadia da Cruz de Melo considerou a iniciativa importante para conscientizar os alunos, que os considera o futuro da Nação, e a cartilha apresentada pela Seplan permite a interação da criança com um assunto de grande importância para a cidade.

Participaram ainda da dinâmica as professoras Elaine Brilhante, Sirlene Lauriano e a pedagoga Elaine Aparecida.