28/09/2022

Agronegócio debate Bem-Estar Animal com alunos de Ponte Alta

Foto: Divulgação

A Secretaria do Agronegócio (Sagri) promoveu, neste final de mês, em Ponte Alta, Projeto de Palestras para Comunidades Rurais com o tema “Bem-Estar Animal”. A atividade foi realizada na Escola Municipal Gastão Mesquita Filho e envolveu cerca de 100 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O zootecnicta da Sagri, Ângelo Antônio Capella Borelli, abordou o tema e respondeu às perguntas das crianças.

De um modo geral, Borelli relatou a necessidade de que os animais sejam criados soltos na natureza, evitando todo e qualquer tipo de stress. O zootecnista citou, por exemplo, passos fundamentais nesse processo, como animais livres de fome e sede, vivendo em instalações confortáveis e livres de doenças e dor.

O enfoque versou, sobretudo, sobre animais como vacas, cavalos e cães, que fazem parte do dia a dia das crianças nas propriedades onde moram. Teve aluno que indagou, por exemplo, porque alguns animais estranham os donos. Situação que o zootecnicta disse estar ligada a fatores como medo, stress e ansiedade, dentre outros.

Também em Ponte Alta, a Sagri debateu com alunos do 6º ao 9º ano da Escola Gastão Mesquita, “Os Malefícios das Drogas”. O assunto foi conduzido por profissional da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel).

Já o tema Educação no Trânsito será abordado em outubro nas comunidades rurais.