14/06/2022

Ação da Seds orienta crianças e adolescentes sobre trabalho infantil

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) promoveu, na tarde desta segunda-feira (13), atividades sobre o tema, com crianças e adolescentes, na Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel).

Participaram cerca de 100 meninas e meninos atendidos pelo Núcleo de Socialização Infantojuvenil, Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Abadia e Vila Paulista, Casa do Adolescente Guadalupe, Escola Municipal Geni Chaves, Creche Espírita Melo de Jesus, Legião da Boa Vontade (LBV) e Projeto Cantinho.

Por meio de desafio de perguntas e respostas e rodinhas de conversa em grupos, os participantes aprenderam que a Constituição proíbe o trabalho noturno, perigoso ou insalubre, a menor de 18 e qualquer trabalho a menor de 16 anos, exceto na condição de aprendiz a partir dos 14. “Aprendi também que a gente precisa estudar mais", disse a estudante Nicole Crystine de Jesus Chagas, de 12 anos.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Socialização Infantojuvenil, Márcia Pereira, o objetivo dessa tarde foi promover a prevenção do trabalho infantil e tirar as dúvidas dos jovens. "Foi também um momento para acendermos o protagonismo das crianças e adolescentes junto aos estudos", acrescentou. Unidade vinculada à Seds, o Núcleo atende meninos e meninas de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social, oferecendo atividades socioeducativas, de cultura e lazer no contraturno escolar.