24/06/2024

7º Circuito de Turismo Rural arrecada cerca de 350 kg de donativos para o Banco de Alimentos

O 7º Circuito Regional de Turismo Rural, realizado neste domingo (23) na Fazenda Experimental Getúlio Vargas, arrecadou cerca de 350 kg de produtos não perecíveis para o Banco de Alimentos. O evento é promovido pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba (SRU).

A 7ª edição do evento celebrou os 50 anos da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), entidade que administra a Fazenda Experimental, localizada na zona urbana de Uberaba.

O Circuito teve início com o passeio de ciclistas, seguido por café da manhã gratuito e abertura oficial do evento. Ao longo do dia, houve atrações culturais, como catira e apresentação da Orquestra Municipal de Uberaba, feira da agricultura familiar, Ciência Móvel e Empório da Epamig, oficinas e outras atividades.

"A cada edição, a comunidade pode conhecer, por meio do Circuito Rural, um cantinho da nossa cidade e da nossa região com um valor turístico importante. Assim, fomentamos o turismo, a geração de emprego e renda e a solidariedade", afirmou a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo.

Com cerca de 1.000 participantes, essa foi uma das edições do evento que mais atraiu público, conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos. Ele destacou o crescimento do setor na cidade, sobretudo após a chancela pela Unesco do Geoparque Uberaba.

"Dados fornecidos pela Aena, administradora do Aeroporto de Uberaba, mostram que nos quatro primeiros meses do ano, o número de passageiros no nosso aeroporto cresceu mais de 30% em relação ao mesmo período de 2023", ressaltou.

Os participantes do evento deste domingo puderam trocar 2 kg de alimentos não perecíveis por uma camiseta do Circuito Rural. Os donativos foram direcionados para o Banco de Alimentos, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds). O equipamento público beneficia famílias em vulnerabilidade social e instituições do terceiro setor.

O Circuito Regional de Turismo Rural tem como parceiros Geoparque Uberaba, Centro de Informações Turísticas, Qualificação e Comercialização de Produtos Rurais (Citur) e Rota Triângulo. Além disso, cada edição do evento conta com apoiadores específicos.