25/11/2022

‘Laço Branco’: Prefeitura promove campanha para mobilizar homens contra a violência doméstica

Foto: Freepik

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), por meio do Centro Integrado da Mulher (CIM), inicia nesta segunda-feira (28) a campanha do “Laço Branco”, em alusão ao Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, celebrado em 6 dezembro.

A abertura será às 8h, no anfiteatro do Centro Administrativo, com palestra para servidores sobre a importância do engajamento do público masculino no combate à violência contra a mulher. O assunto será conduzido pelo juiz da 2ª Vara Criminal e diretor do Fórum de Uberaba, Fabiano Veronez.

"Essa é uma campanha que acontece mundialmente, e não só no Brasil, com o objetivo de sensibilizar e trazer o homem para a luta contra a violência doméstica. Para isso, preparamos ações em várias frentes, como intervenções em escolas, em órgãos públicos e também debates com convidados de diferentes segmentos da sociedade”, pontuou a gerente do CIM, Juciara Moura.

Na terça-feira (29), a equipe do CIM se reunirá via online com alunos dos grêmios estudantis das escolas municipais para divulgar a campanha e conversar sobre violência doméstica. No mesmo dia, a equipe estará no Hospital Regional José Alencar para mobilizar os trabalhadores na causa. Na quarta-feira (30), o público-alvo serão os servidores da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau).

Mesa de debate “Papel dos homens no combate à violência contra a mulher” também integra a programação da campanha, no dia 1º de dezembro, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O encontro reunirá representantes da Prefeitura, Ministério Público, OAB, Conselho da Mulher e outros órgãos.

Já no dia 5 de dezembro, o encontro será com guardas municipais. Na ocasião, a delegada de Orientação e Proteção à Família, Mariana Pontes, e representante da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) da Polícia Militar falarão sobre humanização no atendimento a vítimas de violência.

A campanha se encerrará no dia 6 de dezembro com debate técnico entre a rede de proteção à mulher, no Fórum de Uberaba. A discussão girará em torno do trabalho da rede no enfrentamento da violência doméstica.