18/03/2024

´Direito Delas` registra mais de 100 atendimentos

Foto: Divulgação

A primeira edição do mutirão de orientação jurídica "Direito Delas", realizado neste sábado (16), na Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), contabilizou mais de 100 atendimentos. A iniciativa é da Prefeitura de Uberaba e da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em parceria com a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).

O evento, alusivo ao Mês da Mulher, ofereceu orientação jurídica gratuita às mulheres em diversas áreas do Direito, como de Família, Trabalhista, Previdenciária e Lei Maria da Penha.

A lavadeira Ionice Cassiano esclareceu dúvidas sobre Direito do Consumidor e foi encaminhada para dar sequência ao atendimento no Procon. "Nesta semana, já vou dar entrada no processo que tenho que abrir. Nem todo mundo tem condição de procurar uma ajuda profissional, até pelo valor. E quando se tem uma oportunidade assim, ajuda muita gente", disse.

De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Anna Maia, a iniciativa deve se repetir em outras datas relacionadas à defesa dos direitos da mulher. "Além de sanar dúvidas do cotidiano, as mulheres saíram do evento esclarecidas sobre o caminho para se ter a demanda solucionada”, destacou.

Durante o evento, houve agendamento para exame de papanicolau, vacinação, aferições de pressão e glicemia, exame de vista e orientações voltadas à saúde da mulher. Empreendedores da Feira Negra participaram do mutirão e comercializaram produtos e serviços.

A ação contou com o apoio das polícias Civil e Militar, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Mulher, Universidade de Uberaba (Uniube) e Óticas Diniz.