Aula inaugural recepciona alunas do curso ‘Mãos que Transformam'

Capacitação tem como objetivo incentivar o empreendedorismo feminino e a sustentabilidade, a partir do artesanato com bagaço da cana

A Prefeitura de Uberaba e a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) realizaram, nesta terça-feira (6), a aula inaugural do curso para mulheres "Mãos que Transformam", na sede da Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (FETI). A capacitação tem como objetivo incentivar o empreendedorismo feminino e a sustentabilidade, a partir do artesanato com bagaço da cana-de-açúcar.

O projeto é uma iniciativa da Companhia, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Sala Mineira do Empreendedor e Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).

Durante a capacitação, as 40 alunas aprenderão a confeccionar peças decorativas e utilitárias usando bagaço da cana. Elas receberão vale-transporte gratuito para se deslocarem até à FETI, onde ocorrerão as aulas. Além do curso de artesanato gratuito, o projeto oferecerá uma oficina sobre como ser um Microempreendedor individual (MEI), conduzida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Abrindo a recepção, o secretário adjunto da Sedec, Carlos Eduardo Izidoro, lembrou que Uberaba está em busca da chancela da Unesco para se tornar o primeiro geoparque de Minas Gerais, o que fomentará o turismo na cidade e, consequentemente, a venda de produtos artesanais. “As alunas estão tendo acesso a um curso completo, que ensina desde o artesanato até como se tornar um MEI, em uma iniciativa que une desenvolvimento econômico e social”, pontuou.

No mesmo sentido, a secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, enfatizou que o curso é uma oportunidade de capacitação e geração de renda para as mulheres "Daqui há alguns meses, teremos a terceira edição da feira de empreendedorismo feminino 'Ela nos Negócios'. Esperamos todas vocês lá, como expositoras", convidou.

Por sua vez, o gerente de Sustentabilidade da CMAA, Geraldo Magela, destacou a pauta da sustentabilidade, a partir da transformação do bagaço da cana em produto, alinhada ao incentivo ao empreendedorismo feminino.

Após a abertura, as alunas participaram de um café da manhã e receberam, cada uma, avental personalizado do projeto. “É a primeira vez que eu tenho contato com o artesanato. Vim pensando em melhorar minha situação de vida, em aprender coisas novas. Nos receberam com muito carinho", disse a dona de casa Ana Cláudia de Oliveira.

Com três encontros semanais, as aulas do curso vão até o início do próximo mês e serão ministradas por instrutoras contratadas pela CMAA. Está prevista cerimônia para entrega dos certificados às alunas, ainda em julho.

Todos por Uberaba

Saúde Atende

Ouvidoria-Geral

Atendimento ao público: 12h às 18h

Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000

CODIUB © 2022 GOVERNO MUNICIPAL DE UBERABA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.