ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Aula inaugural recepciona alunas do curso ‘Mãos que Transformam'

Capacitação tem como objetivo incentivar o empreendedorismo feminino e a sustentabilidade, a partir do artesanato com bagaço da cana

A Prefeitura de Uberaba e a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) realizaram, nesta terça-feira (6), a aula inaugural do curso para mulheres "Mãos que Transformam", na sede da Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (FETI). A capacitação tem como objetivo incentivar o empreendedorismo feminino e a sustentabilidade, a partir do artesanato com bagaço da cana-de-açúcar.

 

O projeto é uma iniciativa da Companhia, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Sala Mineira do Empreendedor e Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).

 

Durante a capacitação, as 40 alunas aprenderão a confeccionar peças decorativas e utilitárias usando bagaço da cana. Elas receberão vale-transporte gratuito para se deslocarem até à FETI, onde ocorrerão as aulas. Além do curso de artesanato gratuito, o projeto oferecerá uma oficina sobre como ser um Microempreendedor individual (MEI), conduzida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

Abrindo a recepção, o secretário adjunto da Sedec, Carlos Eduardo Izidoro, lembrou que Uberaba está em busca da chancela da Unesco para se tornar o primeiro geoparque de Minas Gerais, o que fomentará o turismo na cidade e, consequentemente, a venda de produtos artesanais. “As alunas estão tendo acesso a um curso completo, que ensina desde o artesanato até como se tornar um MEI, em uma iniciativa que une desenvolvimento econômico e social”, pontuou.

 

No mesmo sentido, a secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, enfatizou que o curso é uma oportunidade de capacitação e geração de renda para as mulheres "Daqui há alguns meses, teremos a terceira edição da feira de empreendedorismo feminino 'Ela nos Negócios'. Esperamos todas vocês lá, como expositoras", convidou.

 

Por sua vez, o gerente de Sustentabilidade da CMAA, Geraldo Magela, destacou a pauta da sustentabilidade, a partir da transformação do bagaço da cana em produto, alinhada ao incentivo ao empreendedorismo feminino.

 

Após a abertura, as alunas participaram de um café da manhã e receberam, cada uma, avental personalizado do projeto. “É a primeira vez que eu tenho contato com o artesanato. Vim pensando em melhorar minha situação de vida, em aprender coisas novas. Nos receberam com muito carinho", disse a dona de casa Ana Cláudia de Oliveira.

 

Com três encontros semanais, as aulas do curso vão até o início do próximo mês e serão ministradas por instrutoras contratadas pela CMAA. Está prevista cerimônia para entrega dos certificados às alunas, ainda em julho.

0800 940 0101

Todos por Uberaba

0800 942 3160

Saúde Atende

156

Ouvidoria-Geral

Atendimento ao público: 12h às 18h

Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000

CODIUB © 2022 GOVERNO MUNICIPAL DE UBERABA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.