ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Combate à violência

 

Centro Integrado da Mulher (CIM)

 

 

O Centro Integrado da Mulher (CIM) é um espaço de acolhimento à vítima de violência doméstica vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). Conta com profissionais qualificados e oferece atendimento psicossocial, orientações e encaminhamentos. O órgão atua em conjunto com a Delegacia de Orientação e Proteção à Família, no mesmo endereço.

 

Endereço: Rua Luiz Próspero, 242 - Parque das Américas

Contato: (34) 3312-9161

Atendimento: 8h às 18h | segunda-feira à sexta-feira

 

Principais serviços oferecidos

  Acolhimento

  Atendimento psicológico e social

  Encaminhamento para assistência jurídica e outros órgãos da rede

  Orientação

 Acompanhamento

 

Conheça, também, os serviços oferecidos pela Delegacia de Orientação e Proteção à Família, unidade especializada da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) para casos como violência contra a mulher.

 

Elaboração do registro da ocorrência

Investigação do crime

Solicitação de medidas protetivas

Expedição de guia para exame de corpo de delito

 

Benefício Eventual - Auxílio Mulher Protegida

O Auxílio Mulher Protegida está entre os benefícios eventuais por situação de vulnerabilidade temporária oferecidos pelo Município de Uberaba, conforme a Lei Municipal nº 13.994/2023. O benefício é concedido no limite de 6 meses para a vítima de violência doméstica acompanha pelo Centro Integrado Mulher (CIM). 

 

O objetivo do benefício eventual é assegurar o bem-estar físico, psicológico e social da mulhe. O auxílio pode ser requerido nos equipamentos públicos de assistencia social e é deferido mediante estudo e justificativa técnica da análise de vulnerabilidade temporária. Um dos critérios para acesso ao benefício é a renda mensal per capita de até 1/4 do salário mínimo.

 

Resolução nº 46/2023 do Conselho Municipal de Assistencia Social (CMAS)

"Estabelecer critérios e prazos para a concessão de Benefícios Eventuais no âmbito da Política Pública de Assistência Social no Município de Uberaba." 

 

Lei Municipal nº 13.994/2023 

"Dispõe sobre a concessão de benefícios eventuais e emergenciais, por meio do Sistema Único de Assistência Social - SUAS no Município de Uberaba e dá outras providências." 

 

Cartão Acolhe 

Serviço de apoio à mobilidade urbana para a vítima de violência doméstica em vulnerabilidade socioeconômica. O objetivo é assegurar o acesso dela aos diversos serviços oferecidos pela rede de proteção à mulher, visando a romper o ciclo de violência. O cartão de ônibus com passagens gratuitas é entregue durante o atendimento no CIM, porta de entrada do Município para casos de violência contra a mulher.

 

Sinal Vermelho

O programa de cooperação Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica é um recurso silencioso e discreto de denúncia. Com apenas um X na palma da mão, a vítima pode pedir socorro nos estabelecimentos comerciais participantes de Uberaba, no qual o atendente acionará os órgãos de segurança comepetentes. A campanh, realizada em âmbito nacional, foi instituída em Uberaba por meio da Lei 13.476/2021.

 Baixe o material e seja um estabelecimento participante

 

Vaga facilitada

Mãe vítima de violência doméstica tem prioridade no protocolo de vagas da Secretaria de Educação (Semed). A inscrição do aluno pode ser feita online. Clique em "Educação" e "Protocolo de Vagas On-line". Se preferir, vá pessoalmente à escola. Concluída essa etapa, a mãe deve ligar no (34) 3318-0774 para que a Secretaria dê continuidade ao atendimento como proprietário.

 

0800 940 0101

Todos por Uberaba

0800 942 3160

Saúde Atende

156

Ouvidoria-Geral

Atendimento ao público: 12h às 18h

Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - CEP.: 38061-080 - Uberaba/ MG - Tel.: (34) 3318-2000

CODIUB © 2022 GOVERNO MUNICIPAL DE UBERABA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.