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Pensão por Morte

Tipo de Usuário do Serviço:

Servidor

Requisitos/ Documentos Necessários: 

Comparecer ao Protocolo - IPSERV para abertura do Processo de Pensão por Morte munido dos seguintes documentos (original):

  • Requerimento de Pensão, preenchido no momento do protocolo;
  • RG e CPF ou CNH do(a) servidor(a) falecido, do requerente, do cônjuge e dependentes (filhos);
  • Comprovante de residência do requerente (atualizado);
  • Dados Bancários/Cartão do requerente (Agência/Operação/Conta);
  • Certidão de Casamento (atualizada) e Certidão de Óbito (servidor);
  • 05 (cinco) provas de convivência conjugal (no caso de união estável)
  • RG e CPF ou CNH convivente (no caso de união estável);
  • Instrumento de Procuração (conforme o caso) e Identidade Funcional ou RG e CPF ou CNH do procurador (conforme o caso);
  • Termo de Acúmulo/Não Acúmulo de Cargos (preenchido);
  • Declaração de Dependência Econômica (preenchida).

Principais Etapas do Serviço:

  • Agendamento para abertura do processo;
  • Abertura do Processo no Protocolo do IPSERV;
  • Órgão de lotação originário do servidor: levantamento dos dados funcionais do servidor, se inativo o processo será remetido para a Seção de Preparação e Análise de Processos - IPSERV para informações;
  • Superintendência Jurídica: análise e parecer com base nas informações / dados levantados;
  • Departamento de Gestão Previdenciária e Benefícios: cálculo do valor do benefício e confecção do Ato Concessório de Pensão;
  • Presidência: homologação do Ato de Aposentadoria;
  • Seção de Recursos Humanos e Folha de Pagamento: cadastramento junto ao Sistema RH e confecção da respectiva Certidão de Pensão; - Controladoria-Ouvidoria do IPSERV: conferência;
  • Seção de Preparação e Análise de Processos: formatação do processo e envio de informações ao TCEMG.

Tempo de espera para atendimento do usuário:

Até 20 minutos.

Previsão de prazo para atendimento do serviço solicitado:

Até 30 dias.

Custo para o usuário: 

Gratuito

Compromisso com o atendimento:

  • atender com respeito e cortesia o cidadão;
  • disponibilizar variados meios de receber as solicitações do cidadão;
  • atender as solicitações de maneira célere.
  • Prioridades de Atendimento:

Lei Federal nº10.048/2000 e Lei Municipal nº 5.433/1994:                 

  • idosos;                                 
  • gestantes;                                   
  • lactantes;                                   
  • pessoas com crianças de colo;     
  • portadores de necessidades especiais;                                     
  • pessoas portadoras do transtorno do espectro autista e acompanhantes.