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SINE - Seguro Desemprego

Tipo de Usuário do Serviço:

Cidadão 

Tipo de Serviço:

Digital

Acessar o serviço

Requisitos/ Documentos Necessários: 

O trabalhador deve fazer o agendamento para atendimento.

Preencher os dados pessoais e na sequência, clicar nas opções: SINE MUNICIPAL / SEGURO DESEMPREGO / ATENDIMENTO e escolher dia e horário para atendimento.

Documentos:

1.Guias do seguro-desemprego;

2.Cartão do PIS-PASEP, extrato atualizado;

3.Carteira de Trabalho e Previdência Social-CTPS (física ou digital);

4.Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho;

5.Documentos de Identificação: Carteira de Identidade (RG), ou Certidão de nascimento, ou Certidão de casamento com o protocolo de requerimento da identidade, ou Carteira Nacional de Habilitação (física ou digital), ou Passaporte;

6.Três últimos holerites;

7.Documento de levantamento dos depósitos do FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos ou relatório da fiscalização ou documento judicial; 8.Comprovante de Residência.

Principais Etapas do Serviço

1. Recepção do cidadão;

2. Cadastro e ou atualização cadastral do trabalhador;

3. Entrada no Requerimento do Seguro Desemprego;

4. Verificação de vagas de emprego disponíveis adequadas ao perfil do trabalhador;

4.1. Havendo vagas disponíveis adequadas ao perfil do trabalhador e o trabalhador aceita o encaminhamento: emissão da carta de encaminhamento à entrevista de emprego. Após o retorno da Carta de Encaminhamento, no caso de contratação o Requerimento do Seguro-Desemprego é cancelado e no caso de não contratação finaliza-se o Requerimento do Seguro Desemprego;

4.2. Havendo vagas disponíveis adequadas ao perfil do trabalhador e o trabalhador NÃO aceita o encaminhamento: é verificada se a justificativa é válida, caso positivo finaliza-se o requerimento. Caso a justificativa não seja válida o seguro é bloqueado.

4.3. Não havendo vagas disponíveis: finaliza-se a liberação do Requerimento do Seguro Desemprego;  

Previsão de Prazo para Atendimento ao Usuário:

15 minutos.

Previsão de Prazo para Realização dos Serviços:

20 minutos.

Custo para o usuário: 

Gratuito

Compromisso com o atendimento:

- atender com respeito e cortesia o cidadão;           

- disponibilizar variados meios de receber as solicitações do cidadão;   

- atender as solicitações de maneira célere.  

Prioridades de Atendimento:

Lei Federal nº10.048/2000 e Lei Municipal nº 5.433/1994:                 

- idosos;                                 

- gestantes;                                   

- lactantes;                                   

- pessoas com crianças de colo;     

- portadores de necessidades especiais;                                     

- pessoas portadoras do transtorno do espectro autista e acompanhantes.