Prefeitura é vencedora do Prêmio Cidades Inteligentes com projeto LAD

Foto: Arquivo

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) e da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), participou nesta terça-feira (26) do Prêmio Cidades Inteligentes na Expo BH, sendo vencedora com o projeto Licenciamento Ambiental Digital (LAD).

O Prêmio busca ressignificar as cidades como ecossistemas humanos e sustentáveis, valorizando o trabalho dos municípios frente aos desafios das conjunturas estadual, nacional e internacional. A seleção do projeto de Uberaba coroa o Município, destacando a implementação das políticas públicas voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

"Estou orgulhosa dos nossos servidores e por receber o Prêmio Cidades Inteligentes por meio do projeto LAD. Essa conquista reflete não apenas a excelência de nossas equipes na Codiub e na Semam, mas também nosso compromisso com um futuro inovador para Uberaba. Esse prêmio é o resultado do poder transformador que as soluções inteligentes podem ter em nossas comunidades. Continuaremos empenhados em impulsionar o desenvolvimento de nossa cidade, para torná-la grande de novo", disse a prefeita Elisa Araújo.

O Sistema de Licenciamento Ambiental Digital (LAD), criado pela Codiub, em atendimento à Semam, emite com maior rapidez e segurança o licenciamento ambiental para todas as classes. Do início até a emissão da licença, todo processo é digital, inclusive o cumprimento das condicionantes. Reconhecido com diversos prêmios nacionais e indicado para um prêmio internacional, o LAD é utilizado pelas prefeituras de Uberaba e Uberlândia.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Edno César Silveira, o novo sistema de certificação de Licenciamento Ambiental, desenvolvido pela Codiub, permite uma versatilidade e facilidade para o empreendedor, que pode acessar o sistema remotamente, fazendo todo o processo digitalmente até a emissão do certificado.

Os procedimentos são agilizados tanto para o empreendedor quanto para a própria Semam, já que o técnico pode fazer o acompanhamento de todo o processo eletronicamente, facilitando as avaliações da documentação anexada, antes de ir ao empreendimento. “Além de ser um sistema inteligente, também é sustentável, tudo é digital, dentro da lógica do papel zero”, destacou.

O Prêmio de Cidades Inteligentes da Expo BH é uma distinção única e pioneira no país, sendo a primeira ação brasileira de incentivo a iniciativas com objetivo de reconhecer e celebrar projetos inovadores, voltados ao desenvolvimento sustentável das cidades.

A Codiub participa da Expo BH com estande próprio em que serão apresentados às demais cidades participantes, o portfólio de softwares desenvolvidos pela empresa em especial o LAD. “Para nós da Codiub é um momento importante e que coroa o trabalho desenvolvido pela nossa equipe técnica”, ressaltou a presidente Celi Camargo.

O Prêmio destaca ações com resultado comprovado que promovem soluções inteligentes, alinhadas aos princípios globais de sustentabilidade.