22/09/2022

Festival Paralímpico acontece no sábado

Foto: Arquivo

Uberaba sedia neste sábado (24), das 9h às 12h, na Arena Funel, a quarta edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2022, evento realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), simultaneamente, em 98 cidades. O Festival tem a finalidade de proporcionar a crianças com deficiência e crianças sem deficiência (até 20%) a experiência de vivenciar as modalidades paralímpicas e difundir o Movimento Paralímpico em todo o território nacional.

A edição de Uberaba — que já conta com 129 inscritos e 52 estagiários voluntários do curso de Educação Física e Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) — terá a presença da atual recordista mundial e medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio no lançamento de dardo da classe F56, Raíssa Machado, e do campeão brasileiro de paratriathlon, categoria PTS2, João Nogueira, que apadrinha o evento.

Chefe de seção de Paradesporto da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) e coordenador técnico do Festival em Uberaba, Alexandre Max explicou que o evento foi planejado para crianças e adolescentes com idades entre 8 e 17 anos que tenham deficiência físico-motora, visual ou intelectual e em forma de circuito, para que os participantes possam experimentar todas as modalidades oferecidas — voleibol sentado, basquetebol em cadeira de rodas e atletismo (corrida) —, além de uma estação de recreação. “Teremos, ainda, a presença de dois paratletas consagrados, o João e a Raíssa, que, além do exemplo, são uma inspiração para todos nós”, ressaltou.

As inscrições para o Festival Paralímpico podem ser feitas no Departamento de Esporte da Funel — Avenida Orlando Rodrigues da Cunha, 1.853, bairro Abadia — no período matutino, e no dia do evento. Para realizar a inscrição, pais ou responsável devem apresentar CPF e telefone de contato, além do nome completo do participante, CPF, data de nascimento e deficiência. Os 150 primeiros inscritos receberão a camiseta do Festival.