WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR

DENGUE..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

06/09/2022

Escritor conversa com alunos do projeto “Descubra” na FETI

Foto: Divulgação

A Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (FETI) recebeu, na última semana, o escritor Tiago de Melo Andrade, para um bate-papo com os alunos do projeto “Descubra”, que visa promover o acesso de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social a programas de aprendizagem e a cursos de qualificação profissional.

 

Durante a prosa, o escritor contou experiências e falou da carreira na Literatura, como funciona o processo de publicação de um livro, como é a vida de um escritor, além de conversar sobre o universo editorial e profissionais que também integram a produção e o mercado do livro, como editores, agentes literários, designers, diagramadores etc.

 

"Também é interessante pensar no poder e no potencial de uma ideia, no quanto você pode ir longe com ela, independentemente do lugar de onde você veio. Eu saí aqui de Uberaba com uma publicação caseira, ou seja, que eu mesmo publiquei, e que ganhou o Prêmio Jabuti, prêmio literário mais tradicional do Brasil. E tudo isso pavimentou uma carreira sólida no mercado do livro”, explicou.

 

Tiago conversou, ainda, sobre a leitura como potência para a imaginação e para a cidadania, a importância dos livros e do impacto que causam na sociedade. “A leitura tem uma força transformadora na vida da gente. Quando você lê uma palavra, muita coisa acontece. A leitura nos empodera. Nas ditaduras, livros são queimados, porque onde um povo não lê nada, mais fácil ele é de ser controlado.”

 

O escritor - Tiago de Melo Andrade nasceu em São José do Rio Preto, São Paulo, em 1977, e aos cinco anos de idade retornou à cidade de origem de sua família, Uberaba-MG, onde estudou, formou-se em Direito e reside até os dias atuais. Ainda na faculdade, Tiago começou a escrever e divulgar os primeiros textos. Hoje já são cerca de 50 livros publicados.

 

Seu livro de estreia, “A Caixa Preta”, foi vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Autor Revelação. Com essa premiação foi finalista em outras três ocasiões: em 2014, 2015 e 2017. Foi finalista de outras premiações importantes: Prêmio Nacional SESC de Literatura 2009 e Prêmio Fundação Biblioteca Nacional 2017. Em 2021, recebeu o selo Seleção Cátedra Unesco pelo livro “Como subir em árvores”, além do Selo Distinção Cátedra Unesco de Leitura pelo livro “Exercícios para Imaginação”.

OUTRAS NOTÍCIAS