29/02/2024

Consultores da GIZ e Ministério das Cidades preparam projetos do Viva o Centro

Foto: Arquivo

Após dois dias de intensa agenda de trabalho em Uberaba, conhecendo os pormenores do Projeto Cidade Presente – Viva o Centro, os consultores da agência alemã GIZ e do Ministério das Cidades partem para elaborar os planos de ação que serão encaminhados à Prefeitura para nova pactuação.

Mais duas visitas estão programadas, sendo a primeira para desenvolvimento dos desenhos e programações e a outra para entrega final dos projetos técnicos e de financiamento, a serem desenvolvidos paralelamente. “A partir daí começam a ser captados os recursos para execução das obras propriamente ditas”, afirmou o coordenador de Projetos da Agência GIZ, Daniel Wagner.

Foi bastante positiva a avaliação dos técnicos em relação às atividades e reuniões realizadas nos dois dias (26 e 27/02), para que conhecessem a região central e a troca de informações entre as equipes, que vão trabalhar em conjunto. Segundo Daniel, foi muito bom perceber o envolvimento da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, e dos técnicos da Prefeitura. A participação do promotor Carlos Valera, que assinou como testemunha do Termo de Compromisso de Cooperação Técnica, também agradou o coordenador da GIZ.
Daniel disse que agora as duas consultorias contratadas pela agência - Gopa - Consultoria de Bad Homburg vor der Höhe, da Alemanha e URBTEC™ Consultoria, de Curitiba - de fato vão começar a colocar no papel o detalhamento, sabendo das demandas e condicionantes para desenvolver os desenhos de fato.

Uma das observações é quanto ao dinamismo e grande potencial da área central da cidade, sendo o grande desafio trazer a população de volta. Os consultores observaram que existe uma estrutura espacial boa, mas perceberam que nos últimos 20 anos o centro sofreu esse esvaziamento de forma gradual. “No entanto, como já existe boa infraestrutura, fica um pouco mais fácil desenvolver as ações, como estimular projetos públicos e privados para construir mais habitações e o resgate do sentimento de pertencimento em relação a essa região da cidade por arte da população. Isso dinamiza o comércio, os serviços e, principalmente, a cultura”, lembrou Daniel.

A secretária de Planejamento, Isabella Nascimento, considera que os consultores de primeira linha vão ajudar a elaborar um projeto muito adequado e consistente, além de buscar os recursos necessários nas mais diversas fontes públicas e da iniciativa privada. "Ficaram muito empolgados com o potencial de requalificação do centro, para fazer retrovit em imóveis”, observou.
Isabella lembrou que nas oficinas realizadas, a questão do turismo foi muito intensificada, em razão da chancela do Geoparque, assim como a importância da manutenção dos projetos, melhorando os espaços urbanos.

Convidados pela Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), representantes do mercado imobiliário também estiveram com os consultores, já que são parte importante dentro do processo de implantação do Viva o Centro, fora do âmbito da Prefeitura. São os proprietários, corretores, investidores que retomarão o centro, tornando os imóveis mais atrativos, com abertura de mais habitações e comércios. “São parceiros estratégicos fundamentais do setor privado”, concluiu.