14/10/2022

Cohagra entrega escritura aguardada há 70 anos

Foto: Arquivo

O Governo Municipal, por meio da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), entregou 16 escrituras e duas sentenças de usucapião, que tem a mesma força de escritura, nesta quinta-feira (13). A ação vem do esforço da gestão atual de regularizar os imóveis do Município, com convênio firmado com a Companhia Habitacional do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas), chamado Cohab Mais Perto. Esse convênio habilitou e capacitou servidores da Cohagra indicados pelo Governo Municipal para agilizar o trabalho de dar às famílias de Uberaba a escritura de seus imóveis.

A prefeita Elisa Araújo ressaltou a alegria de poder entregar os documentos das casas para as famílias. “Estamos aqui hoje entregando algo que é de direito de vocês, que estavam aguardando há muito tempo, que é o documento concretizando o direito de propriedade de vocês e dando dignidade ao bem de vocês”, ressaltou.

Algumas das pessoas que receberam a escritura ou sentença nesta quinta aguardavam há décadas, como Dárcio Cristiano, da Tenda de Umbanda Caboclo Pena Verde. Ele estava há anos no local e a sentença de usucapião foi entregue pelas mãos da prefeita.

“Meu avô deu uma entrada há mais de 70 anos para tentar regularizar a nossa casa, e só com a ajuda da Cohagra e da prefeita Elisa que a gente está realizando um sonho de toda a família”, conta Dárcio.

Roseli Bragança, viúva, conta que aguardava esse documento há mais de 44 anos. “Meu marido morreu esperando esse documento e não conseguiu. Agora nós somos privilegiados em receber essa escritura e ter a segurança da nossa propriedade", relatou.

Segundo o presidente da Cohagra, Davidson Chagas, o convênio visa auxiliar aqueles que adquiriram imóveis da companhia mineira em Uberaba. “Com esse convênio, vamos conseguir atender a todos que adquiriram casas da Cohab e as famílias poderão desempenhar a titularidade da sua casa e muitas questões até de herança serão resolvidas”, explicou.